Translate

jueves, 19 de julio de 2012

Sete poemas - Sonia Lamique

HIC ET NUNC
(2003-2005)

I
o dia anoitece
tudo muito claro

não tenho mais cuidados nem brandura
matei o Minotauro e Ariadne
fui ao cinema e voltei

encontro pessoas
e só tenho economia de palavras
quase nada

o mínimo de cada coisa.


II

para baixo
para cima
oscila o dia

tudo muito coloquial

manhãs frias
tardes quentes
noites.


III

os dias demoram

as horas continuam
uma depois da outra

escuto atenta

um silêncio
corre toda a casa.


IV

vivo em silêncio
como quem medita
insone, alheio a tudo
atenta aos mínimos

esboço de riso, gargalhada
como chicote
minha língua ataca
destroça tudo.


 V

um dia vasto, imperfeito
pondero os enigmas
nem tudo pode ser dito

o mundo segue seu passo
e eu, circunspecta
faço volteios desnecessários

as coisas não ditas
por menos que merecidas
são coisas sabidas.


VI

enquanto todos dormem fico de vigília

deixo vestígios a olhos vistos
planejo ataques metafóricos
digo nada quando há algo a dizer

ingrata a cartografia do desejo
ele me olha de viés, vendo sem ver
o que haveria de ser visto.


VII

o outono se prolonga
fico fora de mim

os olhos impacientes
as  órbitas quase um mar

o olhar do amor  é  cego
inflexível, sem trégua

treme como terra
corta como faca
corre como água

o corpo e sua alma.

No hay comentarios:

Publicar un comentario